Rebeldes líbios capturam soldados britânicos em missão secreta, diz jornal

06-03-2011 10:20

 

Grupo de elite escoltava diplomata em tentativa de contato com opositores a Gaddafi


Os oito militares, pertencentes ao principal grupo de operações especiais das Forças Armadas do Reino Unido, escoltavam um diplomata britânico que se encontrava em território líbio controlado pelos rebeldes, na região leste do país.Soldados de uma unidade de operações especiais do Reino Unido foram capturados por rebeldes na noite deste sábado (5), quando estavam em uma missão secreta na Líbia para estabelecer contato com opositores ao regime do ditador Muammar Gaddafi, informa neste domingo (6) o jornal britânico The Sunday Times.

Os militares foram supostamente levados a Benghazi, segunda maior cidade da Líbia e maior núcleo urbano tomado pela oposição ao regime do coronel Gaddafi.

Por enquanto, os ministérios de Defesa e Relações Exteriores do Reino Unido não confirmaram nem negaram a informação do Sunday Times.

 

Segundo o jornal, o diplomata tentava fazer contato com rebeldes antes da chegada de um colega mais veterano ao país norte-africano, que comandaria a tentativa de estabelecer relações diplomáticas com o movimento opositor.

 

A intervenção das forças especiais britânicas pode ter irritado figuras opositoras ao regime de Gaddafi que, segundo fontes líbias citadas pelo Sunday Times, consideram que "ninguém convidou os britânicos ao conflito".