Ministério das Finanças francês alvo de ciberataque

07-03-2011 07:16

 

 Mais de 150 computadores do Ministérios das Finanças francês foram alvo de ataques de piratas desde Dezembro. Em causa estão documentos ligados ao G20 e a assuntos internacionais, revela o jornal Paris Matchsobre o que diz ser um “gigantesco caso de espionagem”.
O ataque visou documentos do G20O ataque visou documentos do G20 (Phillippe Wojazer/Reuters)

Segundo o jornal, os ataques visaram documentos da Direcção-Geral do Tesouro francês e o director-geral da Agência Nacional de Segurança para os Sistemas de Informação, Patrick Pailloux, disse ao Paris Match que os documentos visados têm a ver com a presidência francesa do G20 e com assuntos económicos internacionais. “São profissionais determinados e organizados. É o primeiro ataque desta amplitude contra o Estado francês”, confirmou. Também o Ministério das Finanças já confirmou o ciberataque, adianta a AFP. Não há informação de particulares em risco, adianta o Paris Match.

As autoridades ainda não identificaram a origem do ataque mas Pailloux afirma que muita da informação foi canalizada para páginas registadas na China. “Mas isso não nos diz muito”, afirmou.

O mesmo responsável diz que os primeiros alertas foram detectados em Janeiro e que há 20 a 30 pessoas da Agência Nacional de Segurança para os Sistemas de Informação a trabalhar neste assunto.