Ex-ministro jordano nomeado enviado especial da ONU à Líbia

07-03-2011 07:10

 O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, nomeou o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros da Jordânia Abdelilah Al Jatib como enviado especial à Líbia para avaliar as necessidades humanitárias da população. 


Segundo um comunicado do porta-voz da ONU, Martin Nesirky, o novo responsável «vai realizar consultas urgentes com as autoridades líbias em Trípoli e na região sobre a situação humanitária imediata e as dimensões mais amplas da crise».

Abdelilah Al Jatib «chegará a Nova Iorque nos próximos dias antes de assumir as suas responsabilidades na Líbia», acrescenta o documento.

Entretanto, Ban Ko-moon falou por telefone com o ministro líbio dos Negócios Estrangeiros, Musa Kusa, para pedir o acesso imediato ao país de todas as organizações humanitárias, de forma a prestarem assistência aos mais necessitados. «A este respeito, o secretário-geral sugeriu a entrada imediata de uma missão de avaliação humanitária em Tripoli, a que o ministro líbio dos Negócios Estrangeiros acedeu», adiantou o porta-voz.

O secretário-geral da ONU considerou que os civis são as principais vítimas da tensão na Líbia, pelo que pediu ao «governo líbio que termine com o uso desproporcionado da força e com os ataques indiscriminados contra alvos civis».