Em vídeo, filha de Roriz recebe R$ 50 mil em propina

09-03-2011 07:24

 Brasília - O clima político de Brasília voltou a ficar tenso, com a divulgação de mais um vídeo do suposto esquema de corrupção difundido pelo delegado aposentado Durval Barbosa, ex-secretário de Relações Institucionais do Governo do Distrito Federal.


Depois da divulgação do vídeo em que a deputada federal Jaqueline Roriz (PMN-DF), acompanhada do marido, aparece recebendo um maço de R$ 50 mil, a preocupação dos políticos locais é saber quanto o ex-secretário tem de munição na sua videoteca. O escândalo culminou com a renúncia do ex-governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda e do vice Paulo Octavio. 

A denúncia atinge o ex-governador Joaquim Roriz, pai de Jaqueline, que foi barrado nas eleições passadas por causa da Lei Ficha Limpa, por ter renunciado ao cargo de senador em 2007 para escapar de processo de cassação. Até então, a família Roriz não havia sido afetada pelas denúncias de Durval Barbosa, tido como amigo da família e, por essa razão, nenhum dos vídeos denunciados anteriormente havia envolvido integrantes da família do ex-governador. Além de Jaqueline, também foi eleita no pleito passado a deputada distrital Liliane Roriz, outra filha do ex-governador.

Na época em que estourou o escândalo, o que desencadeou a Operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal, responsável pela investigação do caso, Jaqueline reiterou por diversas vezes que ela e o pai não participaram do suposto esquema de corrupção

Os Ministérios Públicos Federal e do DF preparam ações contra Jaqueline Roriz. Na volta do recesso, no próximo dia 15, o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), vai avaliar a possibilidade de abrir processo de cassação.