Chinesa JAC chega ao Brasil com 2 modelos e aposta em itens de série

12-03-2011 13:39

 

Hatch J3 e sedã J3 Turin serão os primeiros a serem vendidos. Marca quer fatia no mercado de carros de R$ 30 mil a R$ 40 mil.
"Qualidade" foi a palavra mais repetida pelo presidente do Grupo SHC, Sergio Habib, ao lançar no Brasil, na última sexta-feira (11), os dois primeiros modelos da chinesa JAC Motors, J3 e J3 Turin. Habib é o responsável por iniciar as importações da marca e, para atingir a meta de vendas de 35 mil unidades nesta chamada "primeira etapa", quer mostrar ao consumidor brasileiro que os dois modelos são fortes concorrentes de produtos consolidados no Brasil como Volkswagen Gol e Voyage, Renault Sandero e Logan, Fiat Palio e Siena, entre outros. 

O objetivo da JAC Motors do Brasil é ter destaque nos segmentos que se encaixam na faixa de preços entre R$ 30 mil e R$ 40 mil. Habib lembra que "esse é o coração do mercado brasileiro de veículos, representa 54% do total das vendas". Ou cerca de 2 milhões de unidades. Assim, o hatch J3 chega por R$ 37,9 mil e o sedã J3 Turin, por R$ 39,9 mil. 

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J3 puxa 'fila' com mais três modelos previstos para chegarem ao país (Foto: Divulgação)


Customizados para o Brasil 

Mas só o discurso não convenceria o público que a JAC mira no Brasil, afinal, o brasileiro que gasta no mínimo R$ 30 mil em um carro é muito mais exigente do que o chinês, até por conta da história da indústria automobilística naquele país, ainda muito recente. Por isso, os carros que a JAC exporta para cá são, praticamente, customizados para o gosto nacional. Tanto é que o JHC exigiu uma série de mudanças nos carros, algumas delas adotadas nas unidades vendidas no próprio mercado chinês. Entre elas, estão as borrachas que fecham as portas, limpador de para-brisa, densidade dos bancos, painel, iluminação, cor do acabamento interno e gás do ar-condicionado. 

Outro apelo é a quantidade de itens de série. Os dois modelos chegam às lojas já equipados com freios ABS com EBD, airbag frontal duplo, sensor de ré, direção hidráulica, rádio CD MP3 USB com seis alto-falantes, ar-condicionado eletrônico, farol com regulagem de altura, farol de neblina, retrovisores, vidros elétricos e rodas aro 15, entre outros itens. Além disso, a JAC oferece seis anos de garantia àqueles clientes que forem à rede de concessionárias fazer uma revisão periódica a cada 5 mil km rodados (apenas a primeira troca de óleo deverá ser feita gratuitamente aos 2,5 mil km). 

Mais três modelos e motor flex 

Fora as mudanças para atender ao mercado brasileiro, a companhia no Brasil investiu R$ 145 milhões em campanha de marketing para 2011 e R$ 210 milhões na construção da rede de 80 concessionárias, que serão abertas até o fim do ano - as primeiras 28 lojas serão inauguradas na próxima sexta-feira (18), em uma campanha de marketing chamada "Dia J". 

O total do projeto de lançamento da marca no país custou R$ 380 milhões. Ainda para este ano, serão lançados os modelos J6 (minivan), em junho, e o J5 (sedã de R$ 54,9 mil), em setembro. Já o compacto J2 está previsto para chegar no começo do ano que vem. Paralelamente, a JAC Motors desenvolve o motor flex com a sistemista Bosch. Mas o lançamento da nova motorização só acontecerá daqui um ano. 

Sobre a possibilidade de abertura de uma fábrica chinesa no Brasil, Habib é categórico. "Só vendas de, no mínimo, 100 mil unidades por ano justificariam o investimento em uma fábrica. Vamos nos preocupar primeiro em vender 35 mil", ressaltou. Mesmo assim, o Grupo SHC já registrou um projeto de fábrica no Complexo de Suape, em Pernambuco. "Só para reservar o nosso lugar", brincou o presidente do grupo.