Já classificada, Itália vai até a Sérvia com incidentes de Gênova na memória

06-10-2011 19:19

 

Já classificada matematicamente para a Eurocopa de 2012, a Itália enfrentará a Sérvia nesta sexta-feira apenas para cumprir tabela nas Eliminatórias do torneio continental, enquanto a adversária precisa vencer em casa para seguir na briga por uma vaga na repescagem.

No entanto, o desempenho das duas seleções fica em segundo plano quando se lembra do último confronto entre elas, também pela classificatória. Em outubro de 2010, em Gênova, o jogo começou atrasado e teve que ser interrompido ainda aos seis minutos do primeiro tempo por conta de incidentes violentos protagonizados por torcedores radicais sérvios. Depois de alguma polêmica, a Uefa optou por declarar a Itália como vencedora, pelo placar de 3 a 0.

Para que a confusão não se repita nesta sexta, a Polícia sérvia determinou que os torcedores italianos estão proibidos de assistir à partida em Belgrado.

Dentro de campo, a Itália terá a tranquilidade de já não poder mais ser alcançada na liderança do grupo C, pois soma 22 pontos, contra 14 do adversário da rodada, que está em segundo e pressionada pela Estônia, que tem 13 e visitará a Irlanda do Norte, também nesta sexta, e pela Eslovênia, que folga na rodada, com 12.

"Amanhã esta geração terá seu teste mais difícil", declarou o zagueiro e lateral Branislav Ivanovic, que terá a missão de liderar o sistema defensivo da Sérvia junto com Nemanja Vidic.

"É uma das melhores seleções do mundo, mas, para nós, só vale a vitória. Temos que jogar nossa melhor partida dessas Eliminatórias, a base de paciência, cautela, minuto a minuto, e criar um bom ambiente como fator importante", completou o jogador do Chelsea.

O único objetivo da Itália em Belgrado será manter a invencibilidade no grupo C, e para isso poderá contar com o argentino naturalizado Pablo Daniel Osvaldo, que foi contratado pela Roma na última janela de transferência e marcou três gols em cinco partidas pelo Campeonato Italiano Junto a ele estará o sempre questionado Antonio Cassano, que nos últimos dias protagonizou uma nova polêmica ao insultar um jornalista.

Prováveis escalações:

Sérvia: Jorgacevic; Ivanovic, Subotic, Tomovic e Kolarov; Krasic, Stankovic, Kuzmanovic e Tosic; Pantelic e Zigic. Técnico: Radomir Antic.

Itália: Buffon; Maggio, Barzagli, Bonucci e Chiellini; Pirlo, De Rossi, Marchisio e Montolivo; Cassano e Osvaldo. Técnico: Cesare Prandelli.