Eventos pontuais e alta do dólar fazem passagens aéreas subirem

08-10-2011 10:06

 

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apresentou variação de 0,53% em setembro, ficando acima dos 0,37% de agosto, divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta semana. O setor aéreo foi um dos que exerceu maior impacto no IPCA, com 0,09 ponto porcentual. O aumento no preço das passagens foi, em média, de 23,40%, comparado com o mês anterior. Segundo especialistas, eventos pontuais no mês passado e a variação do dólar contribuíram para a alta

Segundo a gerente da pesquisa IPCA, Eulina Nunes, eventos sazonais influenciaram o aumento. "Em meses sem tanta procura, como em agosto, as empresas reduzem as tarifas e fazem promoções. A explicação para o aumento em setembro é o feriado (7 de setembro) e um grande evento (Rock in Rio), que aumentaram a demanda por viagens aéreas".
Para o professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) Samy Dana, a alta do dólar influenciou o movimento nas passagens aéreas. A moeda americana passou de R$ 1,53 para R$ 1,90 e, em setembro, disparou 18%, maior alta mensal em nove anos.
"Os custos do setor aéreo são todos em dólar: compra de aviões, manutenção e combustível", explica o professor. Outro detalhe, segundo Dana, é que o setor não é muito competitivo, o que permite que as empresas tenham maior espaço para aumentar preços.