CASO FERNANDA: Governador chama MP, PF, CICO e OAB

06-10-2011 07:23

 

O governador Wilson Martins convocou na tarde desta quarta-feira (05/10), reunião no Palácio de Karnak, para tratar sobre o caso Fernanda Lages. A reunião iniciou às 17h e foi marcada misteriosamente após entrevista do promotor Eliardo Cabral para o180graus.

Foram convocados para a reunião o secretário estadual de Segurança, Raimundo Leite, o delegado Paulo Nogueira, que preside o inquérito, os promotores Eliardo Cabral e Ubiraci Rocha, do Ministério Público do Piauí, além da procuradora Zélia Saraiva, o advogado da família da vítima, Lucas Villa, e representantes da Polícia Federal e seccional Piauí da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB/PI e parentes da jovem de 19 anos, encontrada morta no dia 25 de agosto nas obras da futura sede do Ministério Público Federal.

O governador quer ficar informado de tudo que já foi levantado até o momento e verificar se há descontentamento por parte da polícia, Ministério Público ou família da vítima nas investigações. Antes do inicio da reunião, o advogado Lucas Villa disse ao 180graus que apenas foi convocado sem saber ao certo os motivos da reunião. “Vou saber o porque disso agora”.

Um fato curioso no inicio da reunião foi quando todos começaram a sentar nos seus lugares e o advogado da família Lucas Villa juntamente com o presidente da OAB-PI, Sigifroi Moreno se sentaram juntos e distantes do governador, imediatamente Wilsão chamou os dois para mais perto da cabeceira da mesa: "Venham para cá, tem lugar mais próximo de mim", mas ambos se mostraram contentes com o lugar escolhido e lá permaneceram, deixando o governador meio que sem graça.

180graus entrou em contato por telefone com o promotor Eliardo Cabral para saber o motivo de sua ausência na reunião convocada pelo governador Wilson Martins para tratar sobre o caso Fernanda Lages. O promotor então explicou: "Neste momento eu não ia acrescentar em nada na reunião, eu não vou aí, fazer o que já tem gente para fazer que é servir cafezinho, água e tirar o pó do chão, já tem muita gente aí para isso". E mandou um recado para o governador: "Seu excelentíssimo governador não tem competência para me convocar e nem se o fizer eu iria, não estou para fazer cena, não sou político e não tenho vínculo com ninguém e eu não vou me calar, pra me calar só Deus", finalizou o promotor.

Ao fim da reunião, Wilson Martins alegou que a reunião foi apenas para transmitir à família a tranquilidade de que as investigações estão correndo normalmente e que confia no trabalho da polícia civil do estado. Negou que estivesse tentando politizar o caso, e disse que só se marcou esta reunião por conta do forte apelo da sociedade. “Você vai ao supermercado, vai à audiência, à festa de formatura, e todo mundo só fala disso. E a sociedade terá uma resposta assim que concluírem os inquéritos”.

Negou também a saída do delegado Paulo Nogueira da presidência do inquérito que apura a morte da jovem. O pedido teria partido dos dois promotores que acompanham o caso. “Não há o que se tirar ou manter, é preciso continuar”, declarou o governador. Sobre a ausência dos promotores, Wilsão disse que haverá uma nova reunião ainda nesta semana com a procuradoria, os promotores e a polícia civil para tratar sobre os rumos da investigação.