Bolsas dos EUA têm semana positiva com melhora na Europa e emprego

08-10-2011 10:07

 

Após quase entrar no território negativo, o mercado acionário norte-americano encerrou a semana em alta nesta sexta-feira (7), obtendo uma variação positiva com dados encorajadores sobre o mercado de trabalho e esperanças de que a Europa esteja avançando na administração de sua crise da dívida.


Na semana, o Dow Jones acumulou valorização de 1,7%, enquanto o S&P 500 registrou alta de 2,1% e o Nasdaq subiu 2,7%.O índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, recuou 0,18% nesta sexta-feira, para 11.103 pontos. O índice Standard & Poor's 500 teve desvalorização de 0,82%, para 1.155 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq caiu 1,10%, para 2.479 pontos.

A movimentada semana do mercado começou com perdas em cascata que levaram as ações para seu pior nível em 13 meses. Após se recuperar na terça-feira, o S&P 500 avançou cerca de 5% em relação a seus patamares mais baixos conforme vendedores a descoberto se apressaram em compensar perdas devido ao otimismo renovado com a Europa.

A piora na nota do crédito de Espanha e Itália nesta sexta-feira trouxe a ala vendedora para o mercado, fazendo com que as ações fechassem em baixa e evidenciando como os mercados estão oscilando com as notícias sobre a Europa.

"Os dados sobre o mercado de trabalho foram vistos como relativamente bons, mas esse impasse na Europa continua vindo à tona. Parece que não conseguimos escapar da crise europeia", disse Thomas Villalta, gerente de portfólio na Jones Villalta Asset Management, no Texas.

O setor financeiro norte-americano passou por outra semana de volatilidade, caindo com força nesta sexta-feira após apresentar ganhos no início da semana. O índice de bancos KBW recuou 4,3% nesta sexta-feira, enquanto a ação do Morgan Stanley teve desvalorização de 6,2% e os papéis do Bank of America despencaram 6,1%.